Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2431-1746
Fax: (21) 2431-1747
Cel: (21) 96016-2627
No IPVA, que você paga no começo do ano vem junto o DPVAT, que segura toda e qualquer vÃtima do trânsito.
Mais um ano se inicia e começam a chegar as despesas com IPTU, material escolar e IPVA. O pagamento do IPVA - Imposto sobre Propriedade de VeÃculos Automotores - é obrigatório para todo proprietário de veÃculo automotor que deseja circular pelas ruas do paÃs.
Pouca gente sabe, mas acompanhando a primeira parcela ou cota única do IPVA vem o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por VeÃculos Automotores de Via Terrestre), criado em 1974 para indenizar todas as vÃtimas de acidentes causados por veÃculos automotores ou suas cargas, sejam elas motoristas, passageiros ou pedestres. As indenizações são pagas individualmente e não dependem da apuração dos culpados.
O seguro DPVAT oferece três tipos de coberturas: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares comprovadas (DAMS). "Outra relevante função social do Seguro DPVAT é contribuir com o custeio da saúde pública e com a polÃtica nacional de trânsito. Do total arrecadado pelo Seguro DPVAT, 45% são destinados ao Fundo Nacional de Saúde - FNS, para custeio da assistência médico-hospitalar das vÃtimas de acidentes de trânsito na rede pública e conveniada do SUS, e 5% ao Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN para aplicação em programas destinados à prevenção e redução de acidentes de trânsito", explica Ricardo Xavier, Diretor-Presidente da Seguradora LÃder DPVAT, que administra este seguro desde 2007.
Xavier conta ainda que seguros com finalidade parecida existem na maioria dos paÃses desenvolvidos, mas uma caracterÃstica que distingue o DPVAT é o fato da cobertura ser extensiva à todas as vÃtimas do acidente de trânsito, inclusive o motorista, e de não ser necessário a apuração da culpa pelo acidente, assegurando maior agilidade no pagamento da indenização.
Fonte: Tudo Sobre Seguros
Â